sábado, 18 de junho de 2011

Palavras sábias de Luíssa!

Voltando a escrever depois de um tempo longe. Perdão aos que acompanham o blog, mas o final de período na UFPI tem me obrigado a escrever e ler muito. Resumindo: um sufoco. Um sufoco que escolhi e que faço porque adoro meu curso. Em breve, todos os textos estarão por aqui, logo após o fim do período.
Hoje, em Teresina, acontecerá uma palestra com Amanda Gurgel. Exatamente! A professora do post abaixo. Estarei lá e trarei novidades. Antes,deixarei com vocês um texto escrito por minha amiga poeta-escritora-professora Shenna Luíssa.
 

carta aos professores

para Amanda Gurgel

O mundo não cabe nas minhas mãos. Nem mesmo o país, ou meu estado cabem nas minhas mãos. Talvez, se eu me multiplicasse - miraculosamente - minha cidade coubesse em minhas mãos. Mas, sendo uma, o que me resta é minha casa e a profissão que escolhi pra mim. Vejo estudiosos a discutir métodos, técnicas, teorias que fogem às cores reais dessa tela cansada da educação. Vejo nossos dirigentes perdidos em sua tarefa de solucionar tais questões. E me vejo de mãos atadas, solta, largada, com a missão de salvar o futuro, enquanto meu presente perece todo dia. Não foi essa missão que escolhi. Não basta apenas dom, vontade... Não basta amor pela profissão... Professor é gente com necessidades, anseios, desejos... e amor: aos livros, aos estudos, aos alunos. Mas não apenas isso. A gente quer viver, não apenas sobreviver. A gente quer sonhar e poder realizar e não apenas envelhecer sem ver outros sóis. A gente quer ter esperança de fazer acontecer e não apenas tê-la e fim. A gente quer viver e ser professor.
Shenna Luíssa

Um comentário:

  1. Amiga, obrigada pela generosidade do adjetivo "sábia". Esse texto é apenas um condensado do que todos nós, professores, pensamos sobre nossa profissão.

    E traga as novas de lá, por onde vc passar!
    Bj grandimenso!

    ResponderExcluir