sábado, 18 de junho de 2011

Entrevista com a professora Amanda Gurgel.


Entrevista concedida pela professora Amanda Gurgel no auditório do Liceu Piauiense, antes de iniciar sua palestra sobre as  péssimas condições da educação pública no Brasil.
Luc- Amanda, o que você sentiu quando foi aplaudida no programa do Faustão?
Amanda- Independentemente de ser no Faustão ou em qualquer outro lugar, é saber que as pessoas estão compreendendo melhor a causa da educação e sobretudo os professores que,  muitas vezes ,são mal interpretados quando reivindicam seus direitos, quando reivindicam uma educação de qualidade para a população de baixa renda.
Luc- Na internet você ficou famosa  por causa de um vídeo postado no youtube. Depois de sua fala as pessoas que estavam na assembleia  falaram o que para você? Os professores acham que você é um mártir da educação?
Amanda- Vieram me parabenizar pelo o que eu tinha dito e o povo continua me cumprimentando por onde eu passo. Mas, assim, os alunos me recebem dessa forma: mártir, herói, celebridade, mas nenhum rótulo desse me serve e não serve para a educação pública. Serve para que esse evento de luta e batalha seja também a sua luta, a sua batalha para que as transformações aconteçam.
Luc- Muitas vezes o professor é invisível para escola e para os alunos, você percebeu alguma diferença na forma de te enxergarem?
Amanda- Os alunos  tem formas bem peculiares, são crianças ou pré-adolescentes e ainda não entendem a importância desse debate. Eles acham que a professora está famosa e agem com naturalidade. Não existe nada de extraordinário na reação deles.
Luc- Você pretende se candidatar a algum cargo nas próximas eleições?
Amanda- ainda não tive muito tempo de pensar nisso porque eu estou muito envolvida com esse combate para a educação. Então, ainda não tive tempo para pensar.
Algumas fotos do evento:


Entrevista feita com um celular dual chip e fotos com um máquina de outra pessoa que não eu: Luciana Rodrigues

Um comentário:

  1. uhh,evoluiu repórter
    Adorei o vídeo da Amanda Gurgel,falou pouco mais falou bonito,se ela tivesse mais tempo seria muito melhor,gostei principalmente dessa parte´´ Vocês tem que para de associa qualidade de educação com professor dentro da sala de aula(não é para compra bolsa de marca nem usa perfume francês)´´
    Aposto que você vai ser uma da quelas repórter bem comedia( Mártir x Amanda Gurgel)
    parabéns pela reportagem
    bjssss

    ResponderExcluir