sábado, 2 de abril de 2011

A saúde pública está doente


O Globo Repórter do dia primeiro de abril bem que poderia ser mentira. Falando sobre a deficiência no atendimento prestado pelos hospitais públicos, mostrou não a novidade, já que boa parte dos brasileiros a conhece bem de perto. A utilidade do programa está em não deixar o assunto esquecido. Conhecer, infelizmente, não é suficiente. Mostrar e criticar, mais uma vez, é importante para não parecermos acomodados.
As imagens mostraram uma ficção real cheia de esqueletos de construções de quase hospitais e uma população e suas dores. O direito à vida não é respeitado, aliás nenhum direito é respeitado. Mães que choram filhos vivos, que imploram para dar-lhes vida, agora dependendo não de um útero, mas de uma UTI.

Dores levadas para casa sem atendimento. Famílias que choram mortos em meio a dúvida do talvez estivessem vivos, caso recebessem atendimento decente. Assim é a rotina dos brasileiros que não têm plano de saúde.
Médicos trabalhando com muita vontade e sem nenhuma estrutura. A única estrutura parece ser a emocional. Suportar o que suportam é para heróis. Os médicos também têm família e não deixam de ter pais, mães e filhos quando exercem essa bela profissão.Continuam humanos, porém um pouco mais do que isso, graças a Deus. Encarar a vida já não é fácil, aceitar a morte por falta de condições de trabalho é muito mais do que terrível.

Há também médicos desumanos que tem a audácia de culpar os pacientes por estarem doentes. Médicos que chegam atrasados, que trabalham mais de 200 horas por semanas e com semanas inexistentes de 10 dias. Ganham para estarem em 3 lugares ao mesmo tempo. Talvez pensem realmente ser Deus. Talvez seja a falta de caráter aliada a uma cobiça desumana por dinheiro.
Pacientes, famílias, os bons médicos, todos sofrem. É uma rotina de filme de terror. Infelizmente, aos desligarmos a TV, ela continuará a existir e, enquanto milhões em verbas continuarem sendo desviadas, essa realidade assombrará os mais necessitados, os pobres que não curam suas dores e voltam para casa sem deixarem de sofrer.

As charges abaixo falam sozinhas:
E todos sofrem...
E o problema continua...
Textos e estetoscópio de caracteres: Luciana Rodrigues.

5 comentários:

  1. A equipe do jornal Duo Postal abre oportunidades para que estudantes de Jornalismo como você possa estar participando em nosso blog. Se lhe interessar, entre em contato no email: duo.postal@hotmail.com

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ví sua propaganda na comunidade e me interessei pelo conteúdo de seu blog.
    Bom, infelizmente a saúde pública pede socorro há anos e só tende a piorar cada vez mais. Tenho medo do mundo que fica para meu filho onde só quem tem dinheiro pode respirar aliviado.
    Triste realidade

    www.lumestrela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. apesar de meu blog ser de variedades , gosto destes assuntos também e sempre qu poso posto assuntos um pouco mais "úteis" .
    Os problemas da saúde pública no Brasil nunca foi dos melhores , desde os primórdios de nossa naçãoe está cada vez pior , muitos sabem o que fazer mas não fazem então se instala o caos ...
    pobre Brasl.
    ja estou seguindo seu blog
    siga o meu
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Lumeestrela e Andy,obrigada pela visita e comentário.Vamos torcer para que o ser humano tenha mais valor e não viva somente pq tem dinheiro.

    ResponderExcluir
  5. leila rodrigues. ola vi essas figuras nesse blog isto é tudo o que o sus nos oferesse

    ResponderExcluir