sábado, 2 de abril de 2011

"O que será que será?"

Lendo o livro Sociologia Geral, de Reinaldo Dias, encontrei algo que concordo plenamente. Foi dito no século XIX por Karl Max e nunca foi tão atual quando o assunto é a escolha da profissão. 


"Um fato ocorrido quando dos seus 17 anos, no ginásio da cidade onde nasceu, Trèves, demostra o que seria a vida futura do jovem Marx. Seu professor mandou-o dissertar sobre o tema: 'Reflexões de um jovem a propósito da escolha de uma profissão'.
Em sua dissertação, Karl desenvolveu duas ideias que deveriam acompanhá-lo por toda a vida. A primeira era a ideia de que o homem feliz é aquele que faz os outros felizes; a melhor profissão, portanto, deve ser a que proporciona ao homem a oportunidade de trabalhar pela felicidade do maior número de pessoas, isto é, pela humanidade. A segunda era a ideia de que existem sempre obstáculos e dificuldades que fazem com que a vida das pessoas se desenvolva em parte sem que elas tenham condições para determiná-la. E como não podemos determiná-la, só conseguimos aguentar a pressão provocada por qualquer trabalho se gostarmos do que fazemos."


Max deveria ser lembrado por todos os jovens no momento da escolha profissional. Deveria ser lido também por muitos país que azucrinam os filhos com frases ameaçadoras e injustas, determinando que no mundo inteiro só há espaço para médicos e advogados. Alegam que os filhos escolhendo outras profissões passarão fome.O que não sabem ou até talvez saibam e por pura infelicidade  pessoal continuam a insistir, é que a maior de todas as fomes é a da felicidade. Quem não gosta do que faz, apenas faz! Isso nao torna ninguém mais vivo, pelo contrário.

Texto e barbas de molho: Luciana Rodrigues

6 comentários:

  1. o homem feliz é aquele que faz os outros felizes,concordo com a teoria de Max,o que adianta uma criatura ter tudo do bom e melhor é não ser feliz e fazer os outros feliz.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciana
    Gostei muito do texto. O Bog está muito bom, parabéns. Estou te seguindo.
    Um abraço
    Ricardo Abreu
    www.oobservador-ricardoabreu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caramba, olha só, nunca tinha ouvido nesse livro, e pode-se até fazer uma analogia a manoel de barros que diz " o melhor de mim são eles" qdo. vc toca nessa questão de ser feliz pra si mesmo, isso é balela, o outro tá sempre na nossa vida, e eu demorei um pouco pra perceber isso por causa da ucltura paulistana e individualista na qual fui criada.

    bj,Luciana.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por seguir o blog Ricardo!Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Kelly,somos influenciados constantemente pelo outro.Resistamos o quanto pudermos!!E assim teremos pelo menos um pouco de nós.

    ResponderExcluir
  6. Bom texto. Falo da questao da escolha profissional para meus alunos com frequência. Digo que são eles que viverão as alegrias ou amarguras quanto à escolha de uma profissão, não seus pais.

    ResponderExcluir