segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Documentário:Encontros com a Fotografia.

Simonetta Persichetti e mais 8 profissionais realizaram o documentário intitulado Encontros com a Fotografia.Com nome bastante sugestivo,aguça os interessados pelo registro da imagem a buscarem em livro e Dvd um ótimo  contato com 40 expoentes da fotografia .
Durante 10 anos os fotógrafos entrevistados para o documentário expuseram suas obras nas lojas da Fnac e despertaram a curiosidade do público sobre os segredos da criação de fotos incríveis.
Quem nunca teve vontade de fazer perguntas a um renomado fotógrafo?Agora,muitos deles estão acessíveis nesse projeto e a possibilidade de ouvi-los torna essa produção audiovisual tão fascinante.
A ideia de entrevistar profissionais como João Wainer,Araquém Alcantara,Cristiano Mascaro , Sebastião Salgado e tantos outros renomados fotógrafos,faz de Encontros com a Fotografia uma aula motivacional e criadora que revela estratégias de captura de imagens justamente daqueles considerados gênios dessa arte.
Sebastião Salgado nos diz como teve seu contato fascinante com sua primeira câmera e ,a partir daí,a transformação de sua vida.João Wainer fala da influência do grupo Racionais na sua descoberta da periferia.Walter Firmo dá uma aula histórica do fotojornalismo na década de 50.Só isso já motivaria o desejo por conhecer esse trabalho,mas como já falado, ao todo são 40 fotógrafos e muitas descobertas ainda aparecerão.
Para quem é um leigo na arte da fotografia e um simples admirador de belas imagens,pode imaginar que um grande fotógrafo sempre fotografou,mas por meio das entrevistas sabemos que isso não é uma verdade absoluta.Há relatos de insegurança de um fotografo que demorou 10 anos para mostrar seu trabalho,uma que trabalhou durante 15 anos como empresária e só depois descobriu o gosto pela captação de imagens.Já para outro conhecer Juazeiro foi determinante.Enfim,tudo isso serve para aproximar o espectador dessas pessoas comuns que escolheram a fotografia como arte e vida.
Encontros com a Fotografia é desses trabalhos desmistificadores.Vemos ídolos bem humanos que apenas um dia olharam pelo visor de uma câmera e enxergaram o mundo de uma maneira comum, porém artística.Ouvi-los nos aproxima,nos permite também querer.Assim nos entregamos ao sonho de sairmos errantes por ai a fora,como uma câmera na mão e um compromisso apenas com a imagem. Aqueles que preferem somente admirar boas fotografias conhecem ou revêem nomes importantes como Christian Cravo,Patrick Grosner,Maristena Colucci e tantos outros.
Nesse documentário,percorremos 40000 km de puro papo fotográfico e descobrimos que muitos desses mestres escolheram a fotografia depois de formados nas mais variadas profissões.Portanto,fotografar é menos acadêmico e mais intuitivo.Há aqueles que retratam pobreza,outros preferem o luxo e a riqueza.Muitos preferem pessoas e a expressão de seus rostos.Alguns a natureza.Não há uma explicação única para cada estilo.O certo é que cada um se encontra de um jeito.E nós,ainda pobres mortais,nos encantamos com uma escolha tão bela de achar arte em qualquer lugar,desde cantos de paredes a lixo reciclado.Há arte em tudo e ainda bem que existem pessoas como esses profissionais que passam pelo simples e o transformam no que há de mais encantador.Independente de qual seja o tema,a boa Fotografia,vale sempre a pena.
Texto e vontade de ter feito esse documentário(inveja saudável!):Luciana Rodrigues

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto e pelo blog, também sou jornalista e blogueiro e curto muito fotografia. Parabéns pela iniciativa.www.oobservador-ricardoabreu.blogspot.com

    ResponderExcluir