sexta-feira, 15 de julho de 2011

Corre que a novela começou!

No Brasil, as novelas foram integradas à cultura popular de tal forma que boa parte da sociedade não sabe viver sem elas. O povo espera os capítulos da ficção ,não como um mero entretenimento, mas como um complemento de suas vidas , uma espécie de autorrealização por meio da ficção.
O belo é explorado nas mansões, nos carros importados, no figurino e nos artistas. O fascínio provocado pela união de tudo isso, faz dessa “vida” televisiva algo mais interessante do que a vida real. Nas novelas, problemas sociais como a fome e a miséria não compõe o cenário da maioria. Boa parte do público que liga a TV para ver os capítulos da trama de aventuras já vive cotidianamente esses problemas. Essas pessoas estão atrás do belo, que muitas vezes se esconde do destino que elas suportam.
 Um novela para fazer sucesso não basta ter atores bonitos, atrizes sedutoras e mansões. Para que o folhetim tenha sucesso, um bom enredo precisa ser criado e bem desenvolvido. O público , muitas vezes, assiste cinco novelas por dia e ,de tanto assistir, sabe diferenciar o que agrada ou não.
Para fazer sucesso, uma boa novela precisa ter de cara uma boa abertura. Essa será sua marca. Uma boa chamada silencia, cria impacto e fica gravada na cabeça do telespectador a ponto dele largar tudo após ouvir a TV do Vizinho indicando o início de mais um capítulo.
Pensando no sucesso de algumas telenovelas listarei algumas aberturas inesquecíveis.


 Abertura de Vale Tudo


Abertura de Rainha da Sucata


Abertura de Deus nos Acuda

Abertura de Tieta

2 comentários:

  1. Faltou a de Duas Caras, muito boa também. Poderia escrever um sobre finais de personagens. Indico dois muito bons: Lemos (Paulo Gorgulho) em Essas Mulheres, da Record, e Reginaldo (Eduardo Moscovis) em Senhora do Destino. Emocionantes.

    ResponderExcluir
  2. Jorge,assiti as duas novelas.A morte de Reginaldo em Senhora do Destino foi emocionante.Reginaldo cai como um rei sem seu trono.Ótimo.
    A morte de Lemos eu não lembro, embora tenha assistido a novela,mas vou rever jajá.
    Boa dica de texto.valeu!

    ResponderExcluir