quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cores, cores e Romero Britto


No mundo faltam cores. Não porque elas não existam, mas porque a pressa da correria urbana nos impede de ver. No meio desse caos monocromático que nos guia, surge a obra do artista plástico Romero Britto.
Brasileiro, nascido em Recife, Romero Britto, mesclando influências cubistas a sua produção artística, criou uma arte própria, cheia de cores e alegria. Hoje, suas obras estão espalhadas pelos cinco continentes e é considerado um dos artistas mais conceituados da arte pop de seu tempo. 

 As tintas que dão vida as suas produções trazem também algo contagiante que emana vida e alegria. Não tem como não se encantar com a presença de dois elementos tão em falta em nosso dia a dia. Talvez esses sejam os segredos que contagiam gente de todos os cantos do mundo.

Quadros, bolsas, perfumes e até mesmo carros servem de telas para seus trabalhos. Depois de participar da campanha da famosa Vodka Absolut, ganhou um maior reconhecimento, o que fez com que mais tarde seu nome fosse associado a outras marcas e produtos.
Romero Britto não é um artista apenas de galerias e museus. Produz algo moderno, vivo e  atual. Para muitos críticos, o marketing estaria mais próximo de seu trabalho do que a arte propriamente dita. Para outros críticos, embora tenha quadros na casa de celebridades como Madona e Arnold Schwarzenegger, suas produções transcendem o espaço fixo da parede de alguns poucos endinheirados e conseguem chegar mais próximo de todos por meio dos produtos que se unem a sua arte.

A popularização do trabalho artístico não desmerece o talento de Romero. A arte não é exclusividade de poucos.  A arte é universal. Cada artista sabe o que é bom para sua arte e para seu bolso. Não sejamos hipócritas em achar que todo artista deve andar com um pires na mão mendigando ajuda para sobreviver. Qual o problema em se ver arte na embalagem de um produto? As boas exposições artísticas acontecem em praça pública, em lixeiras, em qualquer lugar. O suporte é detalhe. O que faz a arte ser Arte é a emoção que ela consegue transmitir. E por falar em emoção...as obras de Romero Britto entendem bem o que é isso.
 Homenagem à presidenta Dilma

Texto e muitas cores e cores: Luciana Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário