terça-feira, 8 de março de 2011

O charme dos vilões

Novela é tudo igual. Nascimentos, casamentos, “morrimentos”. A cada nova produção vemos estórias muito parecidas: mocinhos encantadores e moçoilas apaixonadas. Com uma mesmice já esperada, muitos telespectadores acabam migrando para outras áreas de divertimento: séries, filmes e internet ocupam o tempo de quem não aguenta mais os folhetins com desfechos previsíveis.
Entre as muitas novelas, há sempre bons atores que conseguem a proeza de reverter parte dessa migração devido ao seu talento. Algumas personagens alavancam a audiência das telenovelas e fazem, até quem já se diz enjoado, voltar para frente da TV. Mérito do escritor que criou a personagem e também do intérprete que, em momentos de crise, faz valer o talento.
Um bom vilão feito por um bom ator salva muitas produções.Vejamos alguns que fizeram muita gente sentar no sofá e gastar alguns killowats a mais de energia.

Nazaré de Senhora do Destino feita pela incrível Renata Sorrah:

O vilão Olavo de Paraíso Tropical feito por Wagner Moura:
ATENÇÃO antes de ver esse vídeo lembre-se que Wagner Moura estava mais gato do que nunca nessa novela.                                                    Não recomendado para cardíacas.


Textos e suspiros depois de ter revisto o Olavo: Luciana Rodrigues

2 comentários:

  1. olha querida concordo com o que disse, parece quetudo uma coisa igualzinha sempre e as pessoas não se cansam de ver... eu já cheguei a acompanhar algumas, até pra ter um senso critico melhor sobre e tbm. pra não ficar por fora do que andam falando e qdo. vc acompanha mtas o seu pensamento vira uma coisa previsível em relação às cenas rsrs, tipo "ah agora ela vai se vingar...", "agora a novela vai acabar"...

    E atores junto com a escrita realmente ajudam, tanto que a novela acaa e certos personagens as pessoas ianda lembram de tanto que um ator se envolve com o trabalho...

    Eu consigo ver uma proposta melhor, ainda, nas minisséries, Luiz Fernando de Carvalho faz boas minisséries, geralmente falando de obras literárias, ou cria alguma coisa com conteúdo... Luiz Abreu que é um cara mais teatral é um bom diretor, é um cara que luta muito na globo pelo que ele acredita - percebi isso quando estevve num colóquio na faculdade- e é muito criticado com isso, enfim, claro que existem minissérie tão ruins quanto novelas- não gostei das cariocas, mas como tudo na vida não se pode generalizar tudo , não é?

    vou te linkar.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de 2 episódios de As cariocas!O que foi feito pela Debora Secco foi bem teatral e diferente!Inovador!
    Gostaria que o previsível nao fosse a maior preocupação das novelas e minisséries.Espero que isso aconteça com mais frequência.

    ResponderExcluir