domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Rio de estereótipos

O morro está para o Rio de Janeiro, assim como a Avenida Paulista está para São Paulo. Os turistas vêm em busca não do Rio reto e plano dos bairros ainda não apresentados por novelas, filmes e seriados. Aqueles que estão a passeio, buscam o Morro do Corcovado e o seu Cristo de braços abertos. Procuram a favela da Rocinha e a satisfação da curiosidade vencida, afinal, é uma das comunidades que aparece na mídia pelos feitos grandiosos de seus moradores e por acontecimentos nada nobres protagonizados por falsos heróis.

Quem mora no Rio de Janeiro tem uma chance maior de conhecê-lo melhor. O que não significa que o conheça. Muitos dos seus moradores nunca subiram o morro; nunca deixaram de frequentar apenas o Leblon. Sendo assim, como descobrir o lado intrínseco de uma cidade com tantos ângulos? O documentário, talvez seja o primeiro passo para menos estereótipos e mais realidade. Talvez funcione como uma primeira voz reveladora, principalmente para aqueles que não têm a chance de dizer o contrário a uma mídia que apresenta o morro apenas como o recanto dos deuses e da violência.

Mergulhar um pouco no universo das comunidades, saber sua cultura, suas crenças, seus medos nos ajuda a conhecer melhor o Rio de Janeiro e seus moradores anônimos. Dois documentários fazem isso muito bem, por isso serão recomendados a seguir.

Notícias de Uma Guerra Particular, de Katia Lund e João Moreira Salles, realizado em 1998/99 mostra um Rio de Janeiro dominado pela violência e apresentado pelas perspectivas dos policiais, dos bandidos e dos moradores. Rodrigo Pimentel, na época, capitão do BOPE; Adriano gerente de tráfico do Morro Dona Marta; Adão Xalebaradã morador da favela, são alguns dos personagens reais de uma história, que de tão violenta, mais parece ficção.
Veja um trecho desse excelente documentário:


O Dvd do documentário Notícias de Uma Guerra Particular também tem nos Extras o documentário Santa Marta: Duas Semanas no Morro, de Eduardo Coutinho, rodado em 1987. Esse segundo, nos mostra o morro Santa Marta não apenas sob o olhar da violência, mas também as crenças praticadas no local, a variedade musical, a pluralidade de características de seus moradores, além de tantos outros aspectos peculiares daquela comunidade.
Vendo os dois documentários, percebemos que o Rio de Janeiro continua lindo, mas precisa também de um poder público presente. Ninguém e nenhum lugar vive só de beleza.O Rio de Janeiro não é exceção.

Textos e balas perdidas: Luciana Rodrigues

9 comentários:

  1. Realmente Lu, a realidade dos morros é uma cultura à parte. Infelizmente, sua população continua sendo marginalizada e esquecida pelos poderes públicos, mas espero que, com essas ações de retomada dos morros pelo Estado, e com o fim do tráfico nesses locais, a dignidade das população seja readquirida e haja investimentos em todas as áreas para que as pessoas possam ter um norte.

    Excelente texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Hum nunca fui ao Rio, já ouvi falar muito, e como Salvador ou outra cidade do Brasil, a cidade é esquecida.
    texto perfeito.
    me lembrou a musica da Banda Catedral chamada Rio de Janeiro a Dezembro.

    sucesso

    ResponderExcluir
  3. Paulo e Fabi,obrigada pelos comentários.Voltem sempre! Fabi,não conheço a música do Catedral,mas procurarei.

    ResponderExcluir
  4. O Rio é bonito, mas precisa de mais segurança e nós mesmo temos que valorizar mais.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente!
    Mesmo não sendo carioca, nem nunca ter tido a oportunidade de conhecer o Rio, tenho total consciência que ele não é, nem tão violento e nem tão perfeito, é uma cidade como outra qualquer, mas que em seu diferencial é maravilhosa...

    Beijinhos, adorei!

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  6. Sou carioca e concordo plenamente com o que seu post diz. O Rio, assim como outras partes do Brasil tem suas diferenças e Infelismente algumas pessoas o olha com preconceito. Tem violencia? sim... Mas com certeza tem lugares super tranquilos.. assim como qualquer outro lugar do pais.

    bom.. gostei do seu blog... estou seguindo
    se puder segue o meu tb
    te espero lá! bjs
    http://fashionmaniacbrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá gostei muito do seu blog, nele a uma linguagem mais culta e padronizada do que eu adimiro muito que é a linguagem "jornalistica e informativa".
    Ja estou seguindo, vc ja visitou o meu? Visita quem sabe vc gosta!
    http://spaceedgarageu.blogspot.com
    Se puder seguir eu fico agradecido!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Oi gostei muito do seu blog muito interessante, Parabéns. Estou te seguindo *-*
    Visita o meu http://www.ondeestiver2.blogspot.com/
    se puder me segui eu agradeço!
    Brigado (:

    ResponderExcluir