quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Jornalista não é BBB


Alguns “intelectuais” afirmam que para ser JORNALISTA não é preciso ter diploma. Esse desapego ao diploma gera alguns questionamentos. Por exemplo: um curso de Jornalismo cria alguém detentor de uma exclusividade intelectual capaz de só ele emitir opiniões plausíveis? É certo que não. Até porque ser jornalista não é somente escrever linhas e mais linhas para serem publicadas em jornais. Todo mudo tem o direito de escrever o que pensa, mas o dia a dia de um jornalista é muito além de tudo isso.

Talvez, a necessidade de aparecer na mídia fazendo entrevistas com celebridades seja uma boa motivação para alguém querer ser jornalista sem diploma. Afinal, ninguém precisa passar 4 anos em um universidade para perguntar: “A noite tá bombando, né?”; assim como fazem as celebridades instantâneas contratadas por programas de humor.

Já que o problema é a ausência de um simples diploma, por que não acabarmos de vez essa com a discussão e passarmos para algo mais prático. Recentemente, e, ainda hoje, o Egito desafia a coragem de jornalistas estrangeiros que tentam levar informações ao mundo. Segundo o Globo.com , cerca de 140 jornalistas sofreram algum tipo de ataque fazendo a cobertura do fim da era Mubarak. A jornalista Lara Logan, correspondente da emissora americana CBS, foi covardemente agredida e violentada. Tudo isso porque era jornalista. Essa profissão ainda desperta gosto em alguém?

Cobrir guerras, invasão de morro e manifestações populares pelo jeito não está nos planos de quem não quer um diploma. Que injustiça! Não estuda; não lê durante a madrugada para terminar trabalhos da faculdade; não pega busu lotado para não perder a aula; não corre atrás de estágio e ,vejam só, também não cobre guerra? Ora pois! Do que devo chamar quem só quer perguntar asneiras a bêbados em festa?Aqueles que escrevem bem e também sentem vontade de publicar o que escrevem eu chamo de escritores. E tudo tem uma nomenclatura nessa vida. E por tudo isso é que o diploma deve ser visto com importância. Sendo assim, o Youtube está aí para quem quer apenas aparecer!

Texto sem passaporte carimbado por Mubarak: Luciana Rodrigues

3 comentários:

  1. Pois eh moça, fizeram do papel do diploma o papel higiênico. Ja era assim com atores e publicitários. Acho q poderiam invalidar o de medicina tbm. Uma vez assisti ao seriado Plantão Médico, acho q posso mto bem fazer uma cirurgia de coração em alguém.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho a faculdade de jornalismo importante mas se um redator formado em publicidade escreve bem pode facilmente exercer a função de um jornalista. Se ele fala bem. Por que não?

    ResponderExcluir
  3. Publicidade e Jornalismo de certa forma se parecem,mas será que os publicitários gostariam de ver todo mundo que sabe desenhar,usar um computador e outras coisas mais ser chamado de publicitário.Falar e escrever,como eu disse,é para escritores.Assumir uma redação não é pra qualquer um.Não é pq apareceu o tédio ou outra coisa que todo mundo agora vai resolver ser jornalista.

    Obrigaga pela opinião e continue comentando!Valeu.

    ResponderExcluir