quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A gordura incomoda muita gente!


Os gordos sofrem o peso do preconceito. Não me venham com essa história de trocadilho. Falo sério! Ser gordo em nossa sociedade “fotoshopada” é quase uma heresia, é quase uma obscenidade contra a visão.
Recebemos um bombardeio diário que nos diz que estar fora do peso não é algo legal. Afinal, as mulheres e homens desejados e exibidos pela mídia são todos magros. Dificilmente vemos uma celebridade gorda e ,quando ela aparece, gera polêmica. Lembremos o exemplo de Gabourey Sidibe indicada ao Oscar ,em 2010, pelo filme Preciosa. A atriz devido a sua excelente atuação foi capa da revista Elle norte-americana. O que deveria ser rotineiro, destacou-se porque a revista foi acusada de clarear a pela negra da artista, além de não exibi-la em uma foto de corpo inteiro, supostamente por ser gordinha. Preconceito ou mania de perseguição?

Existe, hoje em dia, uma preocupação muito grande com a diminuição do preconceito contra gays e negros. Concordo inteiramente, pois para mim qualquer preconceito é inaceitável. Mas estive pensando que de todos as classes vítimas de preconceito, os gordinhos são os mais ofendidos por frases ácidas. Não vemos  com tanta freqüência alguém dizendo: “Nossa!Como você é negro? Nossa mas você é mais gay que qualquer um! Já como os "cheinhos", a história é outra: amigos, conhecidos e até desconhecidos, se acham no direito de insinuar ou mesmo  se intrometer no peso apontado pela balança. Frases como: “Nossa! Mas você engordou muito?” “Não te conheci tão gorda!”São ditas com muita naturalidade.
Espero que todos entendam que preconceito não é algo que possa ser mensurado, muito menos assumir o ranking dos mais ou menos ofensivos. No entanto, cabe uma reflexão sobre o que andamos dizendo por aí, sem que nos seja perguntado. Não temos o direito, muito menos a incumbência de apontarmos o excesso de quilos de ninguém. Devemos maneirar um pouco a nossa preocupação com o outro ou, pelo menos, nos preocuparmos de verdade. Não somos Endocrinologistas nem Nutricionistas,mas nos sentimos no direito de clinicarmos em qualquer esquina.

Ser gordo no mundo não é fácil, mas ser gordo no Brasil parece uma sentença para ser alvo preferencial de chacotas. Desde o amanhecer, quando vemos propagandas de adoçantes, até o anoitecer que nos mostram o quanto é útil estar no peso ideal para o verão, somos lembrados que uns quilos a mais não é bacana. Quase nenhum programa televisivo ou panfleto de clínicas de estética, aborda o assunto obesidade como um problema de saúde. O que vemos é uma apologia à magreza, já que a gordura, erroneamente em nossa sociedade, afeta primeiro os olhos de quem vê e não se trata tanto assim de saúde pública.
Texto quilometricamente pensado: Luciana Rodrigues

11 comentários:

  1. Concordo que o preconceito existe e deve ser quebrado, mas muitas vezes ele vem da própria pessoa, que se sente inferior e acaba por tentar entrar forçadamente dentro de um padrão que não lhe cabe.
    Estar fora do peso não é uma coisa boa, isso é fato, não sejamos hipócritas, afinal muito além de questões estéticas está a saúde do indivíduo em questão, que sempre é comprometida nos caso de obesidade.

    ResponderExcluir
  2. Quilometricamente pensado,pesado,ponderado e embasado.E ainda mostra direitinho os digitos na balança,para que não haja dúvidas!
    Super coerente e equilibrada a tua reflexão,que nos leva à outras,de uma forma extremamente agradável de ler!
    Estilo que se percebe nos outros posts ^^
    Vou seguir,se puder retribuir,agradeço,assim vamos nos falando e nos comentando :)
    bjssss

    www.dancaharah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Essa sociedade é racista é hipócrita,me dá nojo de ver como as pessoas criam um padrão que elas acreditam ser perfeito,e se você não faz parte disso,está fora,como se fosse uma criatura de outro mundo!!!Vamos abrir a mente genteee!!!Parabéns estou te seguindo bjkss

    ResponderExcluir
  4. "Desde o amanhecer,quando vemos propagandas de adoçantes,até o anoitecer que nos mostra o quanto é útil estar no peso ideal para o verão,somos lembrados que uns quilos a mais não é bacana.Quase nenhum programa televisivo ou panfleto de clínicas de estética,aborda o assunto obesidade como um problema de saúde."

    Infelizmente, essa é uma verdade. O excesso de peso não deveria ser questão de estética, mas de saúde. E os(as) gordinhos(as) que aderem a qualquer espécie de regime em prol de um corpo macérrimo são vítimas da lavagem cerebral intensa, programada, veiculada e vendida pela mídia. É preciso ter personalidade e juízo para ser gente em meio a tantos padrões de perfeição.

    Um abraço, Lu.

    ResponderExcluir
  5. Ravi,Hara e Renata,obrigada pelos comentários graciosos.Todos eles são um estímulo para continuar escrevendo!

    She,um abraço bem calórico de bons sentimentos!

    ResponderExcluir
  6. Poxa moça, adorei o seu espaço, fez letras? eu faço linguistica. Vc escreve bem e opinou aqui, de uma forma até leve, assuntos que nunca são fáceis de se entender, tampouco aceitar na nossa sociedade: magreza, gordura e o preconceito que é o fator que ronda estes dois itens.

    vou te seguir.

    se quiser, visite, são cronicas e outros rabiscos, talvez vc. curta:

    http://www.pequenosdeleites.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, minha flor!
    Parabéns pelo seu texto. Concordo plenamente com suas idéias e colocações. Precisamos diariamente nos policiar com o que falamos, reparamos, pois as palavras que proferimos pode ser um incentivo a mais para os complexos de alguém. A cultura da beleza já é injusta demais com estas pessoas que estão acima do peso e n precisamos colaborar com ela. Sou a favor das pessoas se amarem, se aceitarem e se valorizarem como são. Mas, se por acaso acha que deve mudar algo em seu corpo pq n está legal, que tenha força de vontade e o faça. Se cuidar e zelar pela saúde tb demonstra amor próprio.

    Adorei o seu blog, já estou te seguindo.
    Com certeza vou sempre passar por aqui para conferir as novidades.

    Vc é estudante de jornalismo? Que legal...eu sou jornalista.

    Sucesso na trilha! ;)

    Me visita e me segue tb? Ficarei mto feliz.

    Te espero lá!

    Beijos!!!!

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. todos os dias ao ligar a TV somos manipulados por uma sociedade preconceituosa que estár sempre em busca da perfeição,varias pessoas sofrem preconceito diariamente,nâo só gordos e oprimidos são varias as causas do preconceito,as vezes pela opição sexual,escolha de sua religião,cor da pele até pela situação ecônomicae etc
    adorei a materia
    www.paulabeatrizz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. que piração!!até parece que não dá pra perceber que ela é gorda com uma foto de rosto!

    eu sou gorda e raramente sou zoada...porque preconceito começa na nossa cabeça
    se vc é toda complexada,anda com a cabeça baixa é o mesmo que andar com uma placa escrito "me esculachem"

    ótimo texto,já to seguindo o blog!!!
    dá uma olhada aqui
    http://hypeseverina.blogspot.com/2010/08/desfile-plus-size-na-ny-fashion-week.html

    beijoooo!!

    ResponderExcluir
  10. Kelly,Nicelle,Paula e Tanny,voltem sempre!Obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir
  11. Concordo que não deve existir nenhum tipo de preconceito. Mas... por que podemos dizer ''nossa, como você emagreceu!'', mas não ''nossa, como você engordou!''? Pensar assim não é já uma espécie de preconceito?

    ResponderExcluir