sábado, 25 de dezembro de 2010

Então,é natal!?

Antes de ler o texto,algumas observações:
Sei que no dia 25 postar um texto que não fale só de alegrias, coisas bonitas e blá, blá, blás é ir contra quase todo mundo. Mas aí vai algumas reflexões. Mesmo que elas não agradem a consciência de todos.



Natal é uma época boa!Boa!Para quem?Boa para o comércio, para o sorriso dos vendedores, para a publicidade que precisa renovar os apelos comerciais. Mas essa época não é uma visão de alegria unânime. Não é, e ,dificilmente será, igual para todos.
A simbologia do natal é bíblica e representa o nascimento de Jesus, a esperança de um ser humano melhor a partir do exemplo do Cristo. Já no seu início, os presentes como incenso, ouro e mirra fizeram parte das festividades do surgimento da vida sagrada. Vida e presente são sinônimos? De  fato, até hoje, continuam nascendo crianças e continuam surgindo presentes em caixinhas recheadas de boas intenções. Nada contra, apenas uma constatação social.

Hoje, o 25 de dezembro é menos lembrado por nessa data ter nascido Jesus e sempre lembrado em relação  às compras. Mesmo quem não segue a tradição da gastança desenfreada sabe que o natal chegou. O comércio usa pisca-pisca nas vitrines; no trabalho acontece o chato do amigo oculto e ouvimos em todos os lugares que vamos, a partir de novembro, os versos de “Então é natal, e o que você fez?” Uma música seguida de outra, mais outra e descobrimos em qual época estamos.
Natal também é época de aumento da mendicância e ,um dia desses, vi na televisão que pedintes de outros estados se programavam para ir a cidades que oferecem bolsos mais cheios. Por onde andamos vemos braços estendidos pedindo uma ajuda de “peloamordedeus” Deus? Qual? O pai de Jesus? O que ele tem a ver com isso? Estamos muito ocupados nessa época e a memória é fraca e conveniente.

Há também as ceias de natal. A família reunida e parentes migrando para um reencontro. Devemos juntar a família. Não sei por que nunca gostei muito de natal. Sempre penso nos que estão só, nos que são bombardeados por um apelo de companhia irrestrita. Para os moradores de rua, para os que têm fome, para os que têm solidão de Amor. O natal é uma época triste.
Natal, para mim, sempre é um momento de introspecção. Um momento espiritual, um encontro não com o mundo, não com os shoppings. Natal é mesmo um encontro com Deus. Seja lá qual seja ele, seja lá a forma que ele assuma. Estarmos bem espiritualmente ainda é o que importa.

Textos e raiva do papai noel, assim com minúsculas mesmo: Luciana Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário